Aprendizagem e Conexão Cerebral: O Benefício da Interação Social

Imagine uma situação. Você e seus colegas da faculdade precisam realizar um trabalho em grupo. O tema do trabalho chama a atenção de todos os participantes. As pesquisas, as discussões, as elaborações e as formulações do projeto são feitas em conjunto. A personalidade, a particularidade e modo de agir de cada um dos indivíduos desse grupo promove um processo de aprendizagem harmonioso, que por sua vez cria conexão e que culmina em uma coordenação saudável que resulta em uma nota 10.

Toda essa interação trouxe memórias e experiências para todos os envolvidos, a felicidade pelo excelente projeto realizado em equipe proporcionou um bem-estar imenso a todos.

Durante o nosso processo de desenvolvimento, experiências como essas citadas acima tendem a ocorrer. O ser humano é um ser social e quando as relações sociais são saudáveis e promovem comportamentos positivos o resultado seja de um projeto, relacionamento, trabalho é perceptível a todos os envolvidos. Mas, será que existe alguma explicação cientifica para essas interações bem-sucedidas?

A sincronização neural interpessoal também conhecida como sincronia intercerebral é a capacidade que o cérebro de indivíduos possui de realizar o alinhamento de suas ondas cerebrais.

As primeiras pesquisas sobre esse processo começaram a ser produzidas por volta de 1965. Mas, foi a partir dos anos 2000 que os estudos ganharam consistência e técnicas adequadas como a hyperscanning para a realização dos experimentos com indivíduos em interações sociais

Guillaume Dumas, professor de Psiquiatria Computacional da Universidade de Montreal no Canadá, estuda a sincronia intercerebral e explica que a cognição acontece além do crânio. Segundo seus estudos a conexão do ser humano com o ambiente e com outros indivíduos contribui para resultados significativos de aprendizagem. Para ele, compreender como os cérebros se sincronizam pode tornar a comunicação mais eficiente, harmoniosa e proveitosa visto que favorece o trabalho em equipe e a cooperação.

Giacomo Novembre, neurocientista cognitivo e pesquisador do Instituto Italiano de Tecnologia, Roma, afirma que existe uma grande quantidade de pesquisas realizadas sobre o tema sincronia intercerebral e que elas apontam que a alta interação entre os indivíduos, proporciona maior sincronização entre suas ondas cerebrais.

Agora que você compreende a existência da sincronização das ondas cerebrais, busque relembrar vivências que proporcionaram a concretização de tal processo. Eu tenho certeza de que você achou espetacular viver essas experiências. Eu espero que com esse conhecimento agora adquirido, você possa compreender melhor o seu círculo de interação social, seja ele pessoal ou profissional e que principalmente você aproveite toda a forma de aprendizado que puder reter.

Gostaram desse artigo? Deixem seus comentários!!

Abraços e até a próxima. 😊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima